sex., 30 de out. | facebook/institutolumiarte

PALESTRA - ARTE E EDUCAÇÃO

Sexta-feira dia 30 de Outubro, o professor de comunicação social e jornalismo José Luiz Pinotti, fará uma palestra com o tema “Ensino de arte a distância e o uso de mídia no ensino de arte” para os professores de Rio Claro (SP), que será transmitida ao vivo e online no facebook/institutolumiarte
A inscrição está fechada
PALESTRA - ARTE E EDUCAÇÃO

Horário e local

30 de out. de 2020 20:00
facebook/institutolumiarte

Sobre o evento

Diante do cenário atual, com destaque para os avanços tecnológicos, promotor de múltiplas formas de disseminação da informação e conhecimentos, pode-se afirmar que, respeitando as mais diversas fontes promotoras dos valores adquiridos, responsáveis pelo repertório cultural individual, toda forma de disseminação do conhecimento, especificamente neste caso o ensino das manifestações artísticas na rede pública de educação ficou mais acessível com a possibilidade de aceso a internet.

É difícil mensurar o volume de reproduções e informações que contemplam o universo das artes e que até pouco tempo estavam restritos aos meios impressos, geralmente disponíveis apenas em algumas bibliotecas, e mais excludente ainda os originais, restritos aos museus, galerias e demais espações destinados as diferentes manifestações artísticas. Num país com dimensões continentais, marcado pela desigualdade e restrições de oportunidades, ter acesso a estes conteúdos era no mínimo utópico. Como afirma André Malraux, escritor francês, no livro; Lendo imagens, de Alberto Manguel, referindo-se a um tempo ainda mais remoto, “No passado quem contemplava o portal esculpido de uma igreja gótica só poderia fazer comparações com outros portais esculpidos, dentro da mesma área cultural. (pg 28).

Para quebrar este paradigma, marcando a passagem do século, XX para XXI, surgiu a internet, um meio de comunicação de massa, genuinamente multimídia, a internet é sem dúvidas uma janela democrática para o mundo, em que o usuário tem autonomia para; pesquisar, produzir e veicular conteúdos, valer-se das formas audiovisuais, textos ou fotografias para trocar informações e a disseminação do conhecimento.

E neste espaço multimídia, sem dúvidas, discutir, produzir, promover o conhecimento através das manifestações artísticas é possível e recomendável.

Considerando o projeto pedagógico que estabelece as matrizes e os respectivos planos de ensino de cada ciclo, através das ferramentas disponíveis para o ensino a distância nos diversos canais hoje disponíveis via internet, é possível afirmar com segurança que sua aplicação é plena.

É evidente que existem obstáculos, e sem dúvidas são muitos, porém, vencê-los é possível e necessário, mas, requer persistência, apoio do poder público e parceria com a iniciativa privada. Hoje os grandes portais de acesso a informação via internet oferecem ferramentas eficazes, e é sobre elas que vamos conversar, faremos uma breve passagem pela evolução destas tão eficientes ferramentas de comunicação, e em seguida vamos discutir quais caminhos são mais adequados para cada realidade.

A inscrição está fechada

Compartilhe este evento