top of page

Lumiarte apoia o Pro-Juçara


O Instituto Lumiarte apoia o Pro-Juçara - Programa de Conservação da Mata Atlântica da Fundação Florestal do Estado de São Paulo



Na manhã do dia 25, com o apoio do Instituto Lumiarte, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Eldorado (COOPAFEL) entregou cerca de 1.200kg de sementes de palmeira juçara (Euterpe edulis) na sede do Parque Estadual da Caverna do Diabo (PECD).

O evento contou com a presença dos diretores e técnicos da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF), responsáveis pelo programa Pro-Juçara, que acompanharam o descarregamento das sementes e avaliaram sua qualidade, considerada ótima.

As sementes serão lançadas no PECD por drones nas próximas semanas. A palmeira juçara é imprescindível para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica, seus frutos alimentam a fauna durante os meses de outono e inverno e sua florada e frutificação regulam processos migratórios complexos.


A especulação imobiliária e a ação de madeireiros e palmiteiros colocou a espécie em risco de extinção, prejudicando muito o ecossistema de um bioma extremamente fragilizado.

O Instituto Lumiarte, com o auxílio valoroso da Agro Ambiental Advocacia, contribuiu fornecendo para a COOPAFEL estudo de viabilidade técnica e econômica, equipamentos e estrutura para a produção de sementes, educação para o trabalho, gestão de dados e logística. A COOPAFEL também contou com a assistência técnica de excelência do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP), especialmente do GTC-Eldorado, desde o credenciamento, passando pela coleta, beneficiamento e armazenamento. O trabalho conjunto de agricultores familiares, muitos de comunidades remanescentes de quilombos, do Instituto Lumiarte, do ITESP e da FF ajudará o PECD a cumprir sua função de conservação da biodiversidade.





Por Bruno Gianez












41 visualizações0 comentário
bottom of page