top of page

O Projeto Violão na Escola tem como principal objetivo levar a música erudita para o ambiente escolar. Desde 2008, mais de 5 mil alunos foram impactados pelas apresentações realizadas diretamente nas salas de aula, em um formato acústico. A iniciativa permite que os estudantes tenham contato direto com o som natural dos instrumentos, uma experiência cada vez mais rara em um mundo dominado por tecnologias digitais.
Os concertos didáticos são conduzidos pelos violonistas Welton Nadai e Edson Travaina. Durante as apresentações, obras de compositores consagrados da música clássica, erudita e popular são apresentadas aos alunos como uma grande novidade. Cada peça é explicada, promovendo uma conexão entre a história da música e o repertório, enriquecendo a compreensão dos estudantes. Todos os sons, timbres e ritmos do violão encantam os estudantes enchendo a sala de alegria.


O projeto tem como um de seus pilares a valorização da experiência auditiva pura, sem a mediação de dispositivos eletrônicos, permitindo que os alunos explorem o som natural do violão. A iniciativa já percorreu diversas escolas públicas de Rio Claro e região, contribuindo para a formação cultural e cognitiva dos estudantes, principalmente nas fases iniciais da vida, quando a aquisição de habilidades cognitivas é mais acentuada.
Além de expandir o conhecimento musical, o projeto também contribui para a preservação de obras de compositores cuja relevância muitas vezes não recebe a devida atenção na mídia de massa. Ao apresentar compositores como Heitor Villa-Lobos, a proposta é garantir que a herança cultural da música erudita continue a ser apreciada pelas futuras gerações.
Welton Nadai é formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP, licenciado em música e pós-graduado em Arte e Educação; possui vários discos lançados e encabeçou diversos projetos culturais. Edson Travaina é violonista formado pela Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira em São Paulo, participou de diversos festivais e atuou como professor de violão na Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle" e, desde 2009, é educador musical do Projeto Guri nas cidades de Iracemápolis e Santa Bárbara d'Oeste.

bottom of page