Reconhecido como um dos trios de violões mais relevantes da atualidade, o Violões Artes Trio, formado por Pedro Cameron, Welton Nadai e Priscila Giusti, vem conquistando público e crítica pela excelência técnica em suas interpretações. Desde sua estreia em 2010, o grupo se destaca por ampliar o repertório tradicional de trio de violões, com apresentações acessíveis ao mais variado público.
Com um repertório que abrange composições originais, transcrições e arranjos de peças de diferentes períodos e estilos musicais, o trio transita com maestria entre o popular e o erudito. O grupo tem como missão tornar a música de concerto acessível a todos, incluindo públicos que tradicionalmente não frequentam salas de concerto. Suas apresentações conquistam tanto o público iniciado quanto aqueles que têm pouco contato com a música erudita.
Além de suas apresentações em teatros e salas de concerto, o Violões Artes Trio promove recitais, projetos educativos em escolas e universidades, e realiza ações em instituições de caridade. O objetivo é fomentar o interesse pela música instrumental e erudita em diferentes comunidades. Em 2012, o trio lançou o álbum "Violões Artes Trio", um marco na carreira do grupo, reconhecido pela crítica e pelo público como uma obra de grande sensibilidade e virtuosismo.
Vale, ainda, destacar a trajetória dos integrantes do grupo, que se dedicam à música erudita há décadas. Como o maestro Pedro Cameron que iniciou sua trajetória com o violão aos 14 anos. Atuou como professor no Conservatório de Tatuí, onde ajudou a criar o primeiro núcleo orquestral em 1975. Em 1982, mudou-se para Rio Claro para fundar a orquestra sinfônica, que dirigiu por 16 anos. Além de seu trabalho pedagógico, Cameron é premiado compositor, com destaque para suas sinfonias e sonatas.
Também compõe o grupo o músico Welton Nadai, que desde adolescente se interessou pelo universo do violão erudito e logo ingressou para estudar no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP. É formado em Licenciatura em Música e pós-graduado em Arte e Educação, tendo quatro discos gravados. Finalizando o trio, está Priscila Giusti, que é musicoterapeuta, coordenadora dos polos do Projeto Guri em Campinas e Iracemápolis e integrante da Orquestra de Violões de Rio Claro.
PEDRO CAMERON
Como compositor demonstra uma visão muito peculiar e um domínio singular do idiomatismo do instrumento, com obras premiadas no 1º Concurso de Violão “Isaías Sávio” na Faculdade Palestrina em Porto Alegre, no Concurso Latino-Americano de Composição em Frankfurt-Alemanha, bem como no 1º Concurso Nacional de Composição para violão ou Piano, promovido pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) e pela editora musical Irmãos Vitale.
WELTON NADAI
Violonista formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí/SP, licenciado em música pela UNINCOR e Pós Graduado em Arte e Educação pela Universidade Claretianas, além de participar de festivais nacionais e internacionais, é fundador e idealizador do Instituto Lumiarte, que realiza diversos trabalhos em várias formações artísticas.
PRISCILA GIUSTI
Professora e estudante de violão, tem sua formação acadêmica pela UNIMES em Licenciatura em Música, e atualmente é professora na rede particular de ensino Infantil e Fundamental da cidade de Limeira- SP. É aluna do Maestro Pedro Cameron desde 2012, a quem deve toda a sua formação musical.