top of page

LUMIARTE DIGITAL: UM PROJETO DE ACESSIBILIDADE E CRIATIVIDADE NAS PLATAFORMAS VIRTUAIS


Eventos, entrevistas, apresentações e muito conteúdo artístico-musical on-line, gratuito e de formação cultural

O Instituto Lumiarte e seus colaboradores criaram um projeto que vem revolucionando a criação artística e o acesso à arte clássica e popular Rio Claro-SP e região: o projeto Lumiarte Digital produz continuamente conteúdos para plataformas digitais, direcionando as suas criações para um público diverso e ressaltando a importância da acessibilidade para todos.


O projeto Lumiarte Digital nasceu em 2022 visando também solucionar uma deficiência de produção artística ocasionada por conta das restrições da pandemia da Covid-19. Dessa forma, o projeto intensificou propostas de criação entre inúmeros artistas convidados, realizando ações pertinentes no campo das Artes como entrevistas (podcats), apresentações musicais de música de câmara, palestras culturais e pedagógicas, apresentações cênicas para o público infantil, entre outras.


Dentro dessas ações realizadas, destaca-se a apresentação on-line do Quarteto Abayomi realizada em agosto. O grupo de violão e voz, composto pelos artistas Daniel Pereira, Josiane Gonçalvez, Juliana Oliveira e Guilherme Sparrapan, fez uma bela apresentação de músicas brasileiras e demais arranjos latino-americanos. O Abayomi é vencedor do Mapa Cultural Paulista (Edição 2009/2010) na categoria Música Instrumental, e em 2013, o grupo lançou seu primeiro trabalho em CD “Delicado”, rendendo a pré-seleção para 24o. Prêmio da Música Brasileira.




Por Danilo Correa

4 visualizações0 comentário
bottom of page